quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"Salva-Vinhos"

Porque você não pode apenas tapar a garrafa e guardar na adega(ou geladeira) e deixar para beber depois? 
Colocar a rolha de volta irá limitar a exposição continuada a mais de oxigênio e retardar o processo mágico ali dentro contido, mas o processo não para.
O oxigênio e o vinho são amigos inconstantes. Pequenas quantidades de oxigênio durante o processo de envelhecimento pode ajudar o vinho a evoluir, torná-lo mais complexos, macio e delicioso. A exposição imediata ao oxigênio ajuda a amaciar os taninos e transormar os aromas. 
Apesar de pequenas quantidades poderem ser boas, maiores quantidades de oxigênio irão rapidamente fazer com que o vinho se deteriore(com a grande exposição a oxidação é mais rápida, e no caso de vinhos mais velhos, existe o perigo de estragá-lo, ao invés de melhorá-lo. Por isso o uso de decanter tem que ser cauteloso.). Os sabores de frutas frescas e a acidez começam a desaparecer, transformando o vinho em uma bebida mais reminiscente a couro velho, frutos secos e queijo rançoso, grafite, entre outros tantos diversos , tal qual o processo repete-se quando falamos do paladar.

Using inert gas to save an open bottle of wine.Existem algumas ferramentas no mercado que podem ajudar a aumentar a vida útil de suas garrafas abertas. 
Ao lado uma substituição do oxigênio na garrafa com um gás inerte, como nitrogênio ou argônio. 
Você pode encontrar facilmente em lojas de vinho ou pela internet mesmo.




Este é o modelo que uso e recomendo. Trata-se de um aparelho popularmente chamado de "salva-vinhos".


Aqui uma ilustração que mostra como proceder para a "expulsão" de oxigênio de dentro da garrafa. Permanecendo sob pressão apenas a tampa no bico. 

Using a Vacuvin wine saving pump.

Nenhum destes métodos é perfeito, mas eles podem ajudar o seu vinho a durar mais alguns dias.
Se você não quiser desembolsar por algum "dispositivo" para salvar a sua garrafa, o melhor método é colocar a rolha de volta na garrafa e colocá-lo na geladeira(branco ou tinto). O resfriamento do vinho retarda o processo de oxidação, dando-lhe mais tempo para voltar à garrafa. É claro que se for um vinho tinto, não se esqueça de tirá-lo da geladeira 30 minutos antes que você queira beber para que ele tenha tempo para voltar até a temperatura ideal. As temperaturas frias acabam com os aromas e sabores do vinho tinto.
Quanto tempo terá meu vinho depois de aberto?
  • Espumantes: 24 horas no máximo - uma vez aberto ele vai começar a perder gás e perlage. Sem uma boa rolha, poucos mais do que quatro horas.
  • Vinho Branco: 1-3 dias. O vinho branco é consumido principalmente por sabores de fruta fresca, e estes desaparecem rapidamente após a sua abertura. Vinhos mais pesados (como o Chardonnay) tendem a durar mais do que o Riesling ou Sauvignon Blanc.
  • Vinho Rosé: 1-3 dias. rosés leves são como os vinhos brancos e demonstram alta acidez rapidamente. Alguns rosés mais complexos resistem um pouco mais.
  • Tinto leve: 1-3 dias. Como brancos e rosados, tintos mais leves, são construídos em torno do frescor da fruta, que desaparece rapidamente.
  • Tinto Encorpado: 1-5 dias. Alguns tintos pesados - como Cabernet Sauvignon e Syrah - pode até mesmo melhorar depois de ter sido aberto por um dia ou dois, especialmente quando são jovens e tânicos. O oxigênio amacia os vinhos e traz as aromas. 
  • Vinho Fortificado e de Sobremesa: 7 - 14 + dias. O álcool e o teor de açúcar elevado destes vinhos que lhes permite resistir ao ataque de oxigênio muito melhor do que os vinhos secos. O vinho do Porto e da Madeira em particular, podem durar por semanas na geladeira depois de abertos.

DICA - Deve-se sempre reparar na estrutura e no processo de vinificação do vinho! Os que recebem carvalho seja em sua fermentação ou repouso tendem a durar mais depois de abertos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade...