quinta-feira, 29 de julho de 2010

Invisível - o branco que poderia ser tinto



Um conceito que merece pleno destaque pelo factor Inovação. Um vinho branco feito através de uma casta tinta (100 % Aragonez). Este vinho só é possível se durante a fermentação o mosto não sustentar qualquer contacto directo, ou indirecto com as películas, o que resulta num sumo incolor. Parabéns à Ervideira pela ideia original. Marketing de inovação no seu melhor.



Vega-Sicilia

Quer conhecer um pouco do mítico vinho espanhol Vega-Sicilia? Então veja esses trechos do programa "A Hora de Baco", da portuguesa RTP:











Os rótulos e o seu papel no reconhecimento da marca.






A alteração da imagem dos rótulos numa marca de vinho, é uma decisão crítica que deve ser bem ponderada sob pena de trazer consequências bastante graves para a organização. Quando um consumidor se encontra perante um linear do supermercado e procura uma determinada marca, ele sabe que os traços característicos da imagem desse vinho, lhe permitirão com relativa facilidade encontrar o que procura. Numa situação em que a imagem do rótulo tenha sido alterada, o consumidor perante esta situação sente-se "perdido", formulando várias hipóteses: a)o stock esgotou-se b)o vinho foi retirado c)a marca desapareceu. Perante estas hipóteses (ou outras) o consumidor habitual da marca X, vai sentir a necessidade de fazer uma substituição da escolha que normalmente fazia, por outra marca, perdendo-se um cliente por uma alteração que muita das vezes se revela forçada e infundada.

Não quero dizer com isto que um rebranding de determinada marca não possa ser feito. Deve isso sim ter razões adjacentes, que se revelem suficientemente fortes para que isso aconteça. Para um trabalho derebranding, deve ser elaborado um plano consistente e coerente, com dados objectivos e baseado num estudo mais ou menos profundo dos pontos forte e fracos da imagem que se pretende alterar, e também dos objectivos que se querem atingir, com a nova imagem.

Um rótulo é também um elemento comunicacional da marca, que traz consigo um conjunto de valores que estabelecem um vínculo com o consumidor.Familiaridade, Lealdade, Ligação Emocional e Posicionamento são conceitos que devem ser tidos em conta, quando pretendemos iniciar um processo de rebranding.



Portugal Seeds

Todos sabem que as castas portuguesas possuem nomes digamos...diferentes!
Foi pensando em promover e revelar ao mundo que a ZAZZLE criou uma série de camisetas com o nome e desenhos caracterizando estas exóticas uvas!

Você pode conferir e adquirir diretamente no site:

Experience Marketing



O Marketing de Experiências, ou Experience Marketing consiste numa estratégia de branding que potencia a relação do público externo (consumidores) e/ou público interno (funcionários), com a marca que pretendemos comunicar. Esta relação é reforçada através de experiências relacionadas com a marca, que apelem às sensações e emoções dos consumidores. Pretende-se criar uma interacção com os clientes que reforcem os laços entre o produto/marca e o consumidor final.

Uma empresa de referência que foi pioneira neste conceito de Experience Marketing, e que também oferece produtos na área dos vinhos, é a Vida é Bela. Provas de vinhos, cursos de vinhos e visitas a propriedades vitivinícolas, acrescentam valor e principalmente emoções às marcas, transmitindo aos consumidores um conjunto de experiências únicas, que de outra forma jamais sentiriam. Uma ligação emocional que se estabelece entre Marca e Consumidor, e que representa muito mais do que uma simples transacção comercial que se realize num linear do supermercado. Relações que se estabelecem com um potencial de duração e interacção muito forte. O Experience Marketing surge como uma óptima opção para as marcas que não competem pelo preço, e que se pretendem destacar, sobretudo pelas vivências únicas que proporcionam aos seus clientes.


Dom Pérignon, uma das marcas de champanhe mais famosas do mundo, mudou pela primeira vez o rótulo das suas garrafas, com o propósito de homenagear o grande Andy Warhol. A nova imagem dos rótulos, uma edição limitada, inspirou-se no estilo e nas cores do multi-facetado artista, um dos expoentes da Pop Art.

Fica o vídeo com imagens da série com edição limitada, que por curiosidade apenas pode ser adquirida em 4 lojas exclusivas em Espanha.


Um vinho feito para fechar negócio

Antes de começar a ler, preste bem atenção nessa garrafa de vinho ao lado. Sabe qual a inovação dela? Diferentemente da maioria, a garrafa tem dois gargalos e integra em si dois copos, simbolizando a ideia de que o negócio, quando bem fechado, deve ser bebido por ambas as partes - cliente e empresa - em comunhão, em comum acordo.

Chamada de Design Business Bottle (Garrafa do Negócio em Design), ela foi criada recentemente pelo escritório Ampro, da Romênia, para presentear e causar impacto. Através dos dois gargalos e dos dois copos, a ideia é mostrar que o estúdio de design está pronto para submergir e se conectar nos interesses do cliente, deixando claro que todos bebem do mesmo negócio.

E, para exibir originalidade e sofisticação, quando o vinho é vertido no copo, fica excepcional a junção da frase Your business, Our business (Seu negócio, Nosso negócio). Resta saber, agora, se o líquido da garrafa realmente tem uma boa qualidade, como diz o estúdio de design.